SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Vidas negras importam!

01/06/2020

Compartilhe:

Na quinta-feira passada, dia 25, George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi sufocado até a morte por um policial branco em Minnesota, EUA.

George foi detido por supostamente usar notas falsas em um mercado. Dominado por quatro policiais, apesar de não estar armado, já estar imobilizado, algemado e de bruços no chão, foi cruelmente estrangulado pelo policial Derek Chauvin. Um vídeo feito por uma testemunha, mostra Floyd imobilizado, tendo seu pescoço forçado contra o chão pelo policial durante 8 minutos e 46 segundos. George diz mais de uma vez que não consegue respirar e mesmo assim, todos os policiais ignoram seu apelo.

O policial que assassinou George foi detido na última sexta-feira (29) e responderá por homicídio culposo (sem intenção de matar) e assassinato em terceiro grau (quando é considerado que o responsável pela morte atuou de forma irresponsável ou imprudente).

A forma como George morreu é, infelizmente, muito frequente nos Estados Unidos. De acordo com um levantamento do jornal Washington Post, 1014 pessoas foram mortas a tiros por policiais no país em 2019, e estudos mostram que as principais vítimas foram americanos negros. Um estudo da ONG Mapping Police Violence aponta que, nos EUA, negros têm quase três vezes mais chances de serem mortos pela polícia do que brancos.

Em resposta à brutalidade da morte de Floyd, que trabalhava como segurança em um restaurante, milhares de manifestantes foram às ruas de várias cidades dos Estados Unidos e do mundo, para protestar contra esse assassinato racista e exigir justiça. As manifestações também deram início há uma série de lutas contra a violência policial, o racismo, e a política genocida de vários prefeitos, governadores e presidentes de todo o mundo.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região apoia esses protestos e exige o fim do genocídio do povo negro! A violência policial matou George assim como matou o brasileiro João Pedro Mattos, assassinado pela polícia do Rio de Janeiro no dia 19 de maio. João Pedro era negro, tinha 14 anos, e foi assassinado dentro de casa, durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ). O adolescente inocente foi morto com um tiro de fuzil pelas costas.

É preciso de justiça! É preciso de respeito! É preciso de reparação histórica! É preciso ser antirracista! VIDAS NEGRAS IMPORTAM!

✊🏿✊🏽✊🏻

#VidasNegrasImportam #BlackLivesMatter #Antirracista

Notícias Relacionadas

Itaú: Sindicato realiza assembleia sobre aditivo ao ACT da PLR no dia 30

Itaú 26/07/2024

Aumento desenfreado de metas do BB pressiona e adoece gerentes de todo o país

Banco do Brasil 25/07/2024

Campeonato de Futsal: Veja os resultados da 2ª rodada!

25/07/2024

Newsletter