SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Saúde Caixa: Proposta rebaixada foi rejeitada em diversas assembleias; Sindicato realiza assembleia amanhã (7). PARTICIPE!

06/12/2023

Bancos: Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

Desde ontem (5), sindicatos de todo o país realizam assembleias para deliberar sobre o Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Saúde Caixa. Na base da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito), 61% dos empregados da ativa, aposentados e pensionistas titulares não concordaram com a proposta rebaixada, já outros 39% optaram por aprovar o modelo apresentado.

A proposta também foi rejeitada no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Alegrete (RS), Pará e Porto Alegre (RS). Na quinta-feira (7), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região e o SEEB-RN irão realizar assembleia a partir das 18 horas. No sábado (9), é a vez do SEEB-MA colher o voto dos empregados de todo o estado. As três entidades, que são ligadas à Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), têm orientado a recusa da proposta.

Vote “Não”

Caso o acordo seja aprovado, a mensalidade/contribuição dos titulares de 3,5% sobre a remuneração base será mantida. No entanto, a cobrança por dependente, sofrerá acréscimo, sendo R$ 132 o valor mínimo e R$ 480 o máximo. Com a mudança, o limite atual de 4,3% da remuneração será elevado a 7%, conforme o uso e a quantidade de dependentes. Diante desse critério, quanto menor for a remuneração do empregado, mais elevado, proporcionalmente, será o reajuste da cobrança mensal.

Além disso, o teto estatutário do banco de 6,5% no custeio do plano continua garantido no acordo, impondo a transferência de custo da assistência e administração aos usuários do Saúde Caixa. O acordo também estabelece que em novembro de 2024 valores de custeio, coparticipação, custo por dependente, entre outros, podem sofrer alterações. Ou seja, tudo poderá ser majorado. Como dizer “sim” a um retrocesso desses?

Ilusão

Segundo a CONTRAF-CUT, a proposta foi aprovada por 73,6% dos sindicatos participantes. No total, 51,6% dos votantes optaram pela aprovação.

A Justiça suspendeu a assembleia virtual sobre o Saúde Caixa, que seria realizada no dia 5, pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. A decisão é em resposta a uma ação ajuizada por um bancário da oposição, que pleiteou a suspensão da assembleia, já que a modalidade de deliberação impede os trabalhadores de exercerem seu direito a voz, garantido pelo artigo 6º do Estatuto do sindicato em questão. De acordo com o edital, os participantes poderiam apenas exercer o seu direito ao voto, não havendo nenhuma informação e meios para o exercício do direito a voz.

Após a suspensão, o sindicato remarcou a assembleia para o dia 8,  das 18h até 22h. Ela será realizada de forma virtual/híbrida. Segundo a entidade, os empregados da Caixa interessados em realizar suas manifestações sobre a proposta, podem fazê-las na sede da entidade, ou por vídeo. As manifestações serão gravadas e disponibilizadas no site de votação.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ressalta: a luta ainda não terminou! A entidade reforça o convite aos empregados e aposentados da Caixa a participarem da assembleia presencial do dia 7, onde todos os pontos do acordo serão discutidos, as dúvidas esclarecidas e o direito a voz garantido. O SEEBBAURU é reconhecido nacionalmente como um forte instrumento de luta dos trabalhadores, independente de governo e patrões.

Uma entidade responsável e combativa, jamais aceitaria retrocessos à categoria, por isso, seguimos indicando o voto “NÃO”. Participe!

Notícias Relacionadas

164 anos da Caixa: Sem os 83,6 mil empregados, banco público não teria a força que tem

Caixa Econômica Federal 16/01/2025

Cliente agride funcionária terceirizada da CEF em Santa Cruz do Rio Pardo

Caixa Econômica Federal 30/12/2024

Mais um caso de goteira! Sindicato intervém e CEF de Fartura inicia reparo em forro nesta sexta-feira (27)

Caixa Econômica Federal 27/12/2024

Newsletter