No último dia 22 de junho, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região recebeu em sua sede a diretoria do Economus. O encontro foi um pedido dos próprios gestores do plano de saúde, que gostariam de apresentar um balanço do que está sendo feito para tentar solucionar a falta de recursos que pode inviabilizar o Economus em breve.
Cerca de 70 pessoas participaram da reunião, que também contou com a presença de diretores do Sindicato. Do Economus vieram para Bauru, o Diretor Superintendente, Gérson Wlaudimir Falcucci; o Diretor Administrativo, César Augusto Jacinto Teixeira; o Diretor Financeiro, Júlio César Tozzo Mendes Pereira; e o Diretor de Saúde e Seguridade, Maurício Aparecido Lopes. Do Conselho Deliberativo do Economus, Primo de Macedo Minari, também esteve presente.
A entidade produziu a filmagem da atividade na íntegra, mas infelizmente a direção do Economus pediu para que o vídeo não fosse tornado público neste momento. Segundo eles, a divulgação das falas contidas na reunião poderia atrapalhar as negociações dos próximos aportes do Banco do Brasil.
Apesar da apresentação de muitos números e gráficos, que demonstraram a situação atual do fundo, nenhuma sugestão colocada pelos participantes e pelo Sindicato foi acatada. A direção do Economus também não ofereceu nenhuma solução efetiva para resolver o problema do plano de saúde.
Para o Sindicato, a insistência da diretoria do Economus em conseguir uma solução negociada com o BB, levanta dúvidas sobre sua independência.