SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

MPT instaura processo contra Santander, após denúncia da deputada Sâmia Bomfim

24/07/2024

Bancos: Santander

Compartilhe:

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT) instaurou processo para apurar os casos de importunação sexual contra bancárias do Santander. A denúncia ao órgão foi feita pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL), que acolheu pedido de ajuda do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região.

O Santander não disponibiliza telefone corporativo e exige que seus funcionários utilizem seu próprio aparelho para vender produtos financeiros aos clientes. A prática tem submetido bancárias a crimes de importunação sexual e até de ameaça.

Em junho, o Sindicato recebeu denúncias anônimas relatando a situação (leia mais aqui). Em uma das denúncias, uma bancária conta que utilizou seu celular particular, sob determinação do banco, para oferecer um produto a um cliente, quando, sem qualquer consentimento, recebeu proposta de sexo e, em seguida, uma foto do homem nu se masturbando.

“Não, obrigado. Mas se você quiser transar”, disse o cliente que também enviou foto de visualização única – recurso do WhatsApp.

Já em outro caso, uma trabalhadora procurou a entidade e relatou que, após entrar em contato com um cliente do banco, ele passou a enviar mensagens diárias, inclusive, aos finais de semana, com poesias e cantadas. A situação ficou ainda mais absurda e insustentável quando, inesperadamente, ela recebeu um áudio da esposa do cliente, a ameaçando de morte (veja aqui).

Reparação

Em suas redes sociais, Sâmia afirmou que acionou o MPT para que as condições de trabalho nas agências do banco sejam averiguadas e para garantir reparação a todas trabalhadoras vítimas dos crimes. “É um absurdo! O mínimo, não só por questões trabalhistas, mas também de segurança e bem estar das funcionárias, é que um banco internacional, com lucros obscenos, garanta os instrumentos de trabalho”, cobrou a deputada.

O Sindicato segue acompanhando o caso e orienta que, em casos como esse, a vítima faça capturas de tela (prints) das mensagens enviadas por celular, para que o material seja utilizado na investigação. Denúncias anônimas podem ser enviadas ao contato: (14) 99868-4934. O sigilo é garantido!

 

Notícias Relacionadas

Proposta de acordo vergonhosa! Fundação Sudameris e Santander propõem indenização de apenas R$ 20 mil aos aposentados que tiverem plano de saúde cancelado

Santander 21/11/2024

Conduta abusiva do Santander na América Latina é denunciada presencialmente à direção da instituição na Espanha

Santander 12/11/2024

Dano moral coletivo: Santander é condenado por isolar reintegrados em “aquário”

Santander 08/11/2024

Newsletter