SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Ministro do Supremo determina que governo divulgue totalidade de dados sobre a pandemia

09/06/2020

Compartilhe:

Ontem, 8, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados da pandemia. A determinação atende a um pedido ajuizado pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB.

Até a última quinta-feira, 4, o Ministério da Saúde divulgava os totais de pessoas infectadas, de mortes, as curvas de infecção por região, entre outras informações. No entanto, na sexta-feira, 5, decidiu divulgar somente os dados referentes às últimas 24 horas.

“A Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988, consagrou expressamente o princípio da publicidade como um dos vetores imprescindíveis à administração pública, conferindo-lhe absoluta prioridade na gestão administrativa e garantindo pleno acesso às informações a toda a sociedade”, escreveu o ministro em sua decisão.

Até a manhã desta terça-feira, 9, o site do Ministério da Saúde ainda não atendia à determinação de Alexandre de Moraes.

O governo diz que vai lançar uma plataforma de divulgação com todos os dados, mas que vai mostrar as mortes no dia em que ocorreram, e não no dia em que o exame laboratorial confirmou a causa da morte por coronavírus.

Do jeito que o governo Bolsonaro está fazendo atualmente, mostrando apenas as mortes do dia, muitos óbitos não aparecem na contabilidade, já que os resultados dos exames não saem no mesmo dia.

Por isso, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região parabeniza a iniciativa de grandes veículos de imprensa de fazerem um controle paralelo dos números. Isso, neste momento, é muito importante diante dos hábitos de ditador de Bolsonaro, de esconder informações da população.

O consórcio de veículos de imprensa — formado por jornalistas dos sites G1 e UOL e dos jornais O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo — revelou na noite de ontem que o Brasil teve 849 novas mortes registradas em razão do novo coronavírus nas últimas 24 horas e que registrou, até segunda-feira, 37.312 mortes por coronavírus.

Notícias Relacionadas

Itaú: Sindicato realiza assembleia sobre aditivo ao ACT da PLR no dia 30

Itaú 26/07/2024

Aumento desenfreado de metas do BB pressiona e adoece gerentes de todo o país

Banco do Brasil 25/07/2024

Campeonato de Futsal: Veja os resultados da 2ª rodada!

25/07/2024

Newsletter