SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Manobras eleitoreiras de Bolsonaro não dão certo e prévia do PIB cai 1,13%

26/10/2022

Foto original: Marcos Corrêa/PR

Compartilhe:

Ao contrário do que Jair Bolsonaro e seu ministro Paulo Guedes têm afirmado aos quatro ventos, de que os indicadores econômicos do Brasil estão “bombando” e cada vez mais favoráveis, a realidade mais uma vez acabou com a farsa da dupla.

A prévia do PIB (Produto Interno Bruto) caiu 1,13% em agosto. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) do Banco Central teve um recuo acima do esperado pelo mercado financeiro, que estimava uma retração próxima de 0,3%. Esta foi a maior queda registrada desde março de 2021, quando o Brasil sofria as consequências da segunda onda da Covid-19.

80% das famílias brasileiras estão endividadas

O endividamento das famílias brasileiras bateu terceiro recorde seguido no mês de setembro. Segundo levantamento da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) divulgado no dia 10, 79,3% das famílias estão com dívidas a vencer.

O aumento de 0,3% em relação a agosto foi puxado pelos consumidores de menor renda. Cerca de 80,3% das famílias com renda mensal inferior a dez salários mínimos afirmam que estão com débitos em atraso.

Desde que a pesquisa começou a ser feita no país, em 2010, esta é a primeira vez que a proporção de endividados entre a faixa de menor rendimento ultrapassa a marca de 80%.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o resultado do PIB aponta para uma possível recessão no país, gerando aumento do desemprego, queda na renda familiar e retração na produção. Além disso, a queda do índice expõe a ineficiência das medidas eleitoreiras adotadas pelo governo Bolsonaro, que tentam iludir os brasileiros com uma falsa melhora na economia.

Notícias Relacionadas

Campanha salarial: Bancos descumprem Lei de Cotas. Inclusão de PCDs e neurodivergentes é cobrada pelo movimento sindical

19/07/2024

Sextou com SindBar Flash Back! Venha relembrar o saudoso “Clube dos Bancários”!

19/07/2024

Bradesco é condenado a indenizar bancária que sofreu acidente ao se deslocar de cidade para substituir colega

Bradesco 18/07/2024

Newsletter