SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Janeiro Branco: mês da campanha está chegando ao fim, mas defesa da saúde mental continua!

30/01/2023

Compartilhe:

O mês da campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar as pessoas sobre saúde mental, está chegando ao fim, mas a luta em defesa desse estado de bem estar precisa se estender durante todo o ano.

Neste ano, a campanha teve como tema “A Vida pede Equilíbrio”, com o intuito de alertar a população sobre a importância de buscar equilíbrio na vida pessoal e profissional, diante da correria do dia a dia.

Antes da pandemia da Covid-19, as doenças mentais já estavam em crescente no mundo, contudo, a crise sanitária piorou o quadro. De acordo com o Relatório Global sobre Saúde Mental divulgado pela OMS em meados de 2022, os casos de depressão e a ansiedade aumentaram 25% no primeiro ano após o surgimento do novo coronavírus. O documento também aponta que apenas 2% dos orçamentos nacionais de saúde – e menos de 1% da ajuda internacional de saúde – são dedicados a essas enfermidades.

Cuidado, prevenção e tratamento

O assédio moral no ambiente de trabalho é um dos maiores empecilhos para a manutenção de uma boa saúde mental. Na categoria bancária, a cobrança de metas inalcançáveis, a pressão, o desvio de função e a sobrecarga de trabalho têm levado milhares de trabalhadores ao adoecimento mental.

Para oferecer acolhimento a esses trabalhadores, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região tem disponibilizado atendimento psicológico gratuito aos bancários sindicalizados. Os atendimentos podem ser presenciais ou virtuais, dependendo da disponibilidade dos bancários de Bauru e região. Eles têm duração de 50 minutos e são agendados de hora em hora.

Para agendar um horário, entre em contato com a Secretaria da entidade, através da telefone: (14) 99868-5897.

Janeiro Branco

O primeiro mês do ano foi o escolhido para promover a campanha porque “inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia”.

Já a cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar”.

A campanha existe desde 2014 e foi criada por um grupo de psicólogos. Saiba mais: https://janeirobranco.com.br/

Notícias Relacionadas

Campanha salarial: Bancos descumprem Lei de Cotas. Inclusão de PCDs e neurodivergentes é cobrada pelo movimento sindical

19/07/2024

Sextou com SindBar Flash Back! Venha relembrar o saudoso “Clube dos Bancários”!

19/07/2024

Bradesco é condenado a indenizar bancária que sofreu acidente ao se deslocar de cidade para substituir colega

Bradesco 18/07/2024

Newsletter