A situação na agência do Itaú de Avaré está cada vez mais insustentável. Após o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizar um protesto denunciando as demissões imotivadas, as metas abusivas, a sobrecarga de trabalho e a recusa do gerente geral da agência em dialogar com os representantes dos trabalhadores, o Itaú enviou uma nota de repúdio à entidade.
Na nota, a instituição afirma que “respeita e valoriza o direito de manifestação sindical, reconhecendo o papel legítimo que o sindicato desempenha na representação dos interesses da categoria”. Também diz que acredita que “um diálogo respeitoso é essencial para o fortalecimento das relações de trabalho”. No entanto, lamenta “profundamente” a maneira “rude” da entidade ao tentar dialogar com o gerente geral no dia da manifestação (veja aqui).
Em resposta, o Sindicato enviou um e-mail ao banco, criticando a postura e falta de compromisso do gestor, que se negou a ouvir os pontos trazidos pela entidade. “Entre as atribuições de um gestor, está manter um bom diálogo com o público interno, externo e a representação sindical. Portanto, a recusa só reafirmou a postura intransigente desse gestor. “, confrontou.
Além disso, destacou as constantes cobranças de metas abusivas, seguidas de ameaças de demissão, inclusive, citando que é comum o gestor afirmar que, se preciso, “trocará a equipe inteira” para atingir o resultado.
Novas demissões
Na nota de repúdio, o Itaú também alega que os desligamentos que ocorreram na unidade foram por “ciclos de baixa performance e com feedbacks registrados”. O Sindicato refutou, afirmando que uma das demissões foi de um funcionário que estava há apenas 6 meses no banco e era cobrado como se fosse um profissional experiente. Ademais, citou a demissão de dois vigilantes dessa mesma unidade, que foram desligados após questionarem o GG sobre os motivos de estarem cumprindo horas extras constantemente depois das 18h.
Lista de falhas
No e-mail, a entidade também listou as diversas falhas do Itaú perante os problemas que vem ocorrendo nas agências de Bauru e região. O banco:
- Demorou mais de um ano para transferir uma gerente regional que trocou mais de 20% do seu quadro de funcionários;
- Não atende há tempos o Sindicato para discutir o funcionamento e fechamento das agências;
- Deixou por mais de 15 dias os funcionários da agência 0075 atendendo centenas de clientes, inclusive, em um único dia 760 pessoas passaram pela unidade (contagem feita presencialmente pela entidade).
Afastamentos
Dias após o envio da resposta ao Itaú, o Sindicato foi informado que três funcionários da agência de Avaré estão afastados. Para a entidade, isso comprova, ainda mais, que a unidade tem um problema de gestão. Assim como declarou em nota enviada ao Itaú, a entidade reafirma: se os funcionários não tiverem respaldo por parte do banco, mais protestos serão realizados.
Não aceitamos gestão baseada em assédio e medo!