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Governo Bolsonaro publicou 653 mil anúncios em canais de notícias falsas, aponta CPMI

03/06/2020

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De acordo com um levantamento realizado pela CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Fake News no Congresso, o Governo Federal publicou 653.378 anúncios em 47 canais de notícias falsas. A análise abrange canais que mais veicularam inserções da campanha “Nova Previdência” do governo Bolsonaro, entre 6 de junho e 13 de julho de 2019.

O documento, que foi produzido por consultores legislativos da Casa, com base em informações enviadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), comprova publicidade do governo em diversos sites de “fake news”, por exemplo, os sites Jornal 21 Brasil (84.248 impressões), Imprensa Viva (65.661 impressões), Gospel Prime (44.750), Diário do Brasil (36.551 impressões) e Jornal da Cidade Online (30.508 impressões).

Entre esses, o site “Sempre Questione”, que traz “reportagens” sobre múmias alienígenas escondidas em pirâmides do Egito, colisões de átomos que abrem portais para o inferno e baleias encontradas em fazendas a centenas de quilômetros do litoral, se destaca com 66.431 impressões.

Além desses sites de notícias inverídicas, o levantamento também encontrou anúncios em aplicativos de celular dedicados a promover a imagem do presidente, como “Brazilian Trump”, “Top Bolsonaro Wallpapers” e “Presidente Jair Bolsonaro, e em canais do Youtube, como Bolsonaro TV.

O canal de youtube “Terça Livre TV”, pertencente ao blogueiro Allan dos Santos, também entrou na lista de veículos que receberam publicidade oficial, com 1.447 impressões, o que contraria a afirmação de Allan durante oitiva realizada pela CPMI, em 5 de novembro do ano passado, quando o blogueiro disse que seus veículos de comunicação, incluindo o canal de youtube, “não recebem dinheiro da Secom”.

A comissão avaliou que a veiculação de anúncios pela Secom em canais desse tipo pode gerar questionamento com base no § 1º do art. 37 da Constituição, “pois abre a possibilidade de se interpretar tal fato como utilização da publicidade oficial para promoção pessoal, conduta vedada pela Carta Magna”.

Para piorar, a CPMI também mapeou canais de anúncio do Governo Federal que compartilham conteúdo sexual, que desrespeitam os direitos de autor ou de transmissão, que divulgam ofertas ilegais de investimento ou que pertencem a titulares de cargos eletivos. Ao todo, foram identificadas 2.065.479 impressões de anúncios do Governo Federal em canais de conteúdo inadequado (4,37% das 47.188.047 impressões avaliadas).

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região não se surpreende com essa notícia, pois é nítido que o governo Bolsonaro é uma metralhadora de “fake news”. A entidade acredita que a CPMI ainda irá revelar diversos podres desse esquema criminoso que visa enganar e alienar os brasileiros da realidade desse desgoverno.

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