Há duas semanas, as eleições do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região foram suspensas temporariamente, seguindo liminar proferida pela desembargadora Ana Cláudia Torres Viana, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em razão de um erro material encontrado no Estatuto da entidade.
Diante do impasse e risco em que a entidade e os bancários representados por ela se encontram – já que o mandato da atual diretoria se encerra no dia 17 de março – uma nova decisão foi tomada.
O Sindicato, através de seu sistema diretivo e a Comissão Eleitoral, constituída para conduzir as eleições do sistema diretivo, convocam assembleia geral para o dia 4 de fevereiro, com primeira chamada às 18h e segunda às 18h30 (horário limite), para tratar, respectivamente, dos assuntos:
1 – Ratificação da decisão tomada em assembleia ocorrida em 02/07/2024, para a devida retificação (supressão), junto ao cartório competente, do texto entre vírgulas contido no art. 76, § 1º, do estatuto social (“já desligados de seus respectivos empregadores”), que não reflete o que restou decidido naquela assembleia que garantiu o direito dos bancários aposentados integrarem chapa na coordenadoria dos aposentados independentemente de estarem ou não vinculados ao empregador, sanando-se, portanto, o erro material reconhecido, legitimando as decisões da comissão eleitoral nesse sentido;
2 – Aprovação de novo calendário eleitoral elaborado pela Comissão Eleitoral, com abertura de prazo para inscrição de outras chapas interessadas em concorrer ao sistema diretivo da entidade (triênio 2025/2028), garantindo-se, por todos os meios democráticos, a lisura dos pleitos eleitorais, nos termos do art. 63 do estatuto sindical.
Importância
A aprovação desses dois pontos é de extrema importância para a entidade e para os próprios trabalhadores representados por ela. Ratificar a decisão da assembleia do dia 2 de julho de 2024 é ressaltar que o aposentado sindicalizado – estando na ativa ou não – tenha participação plena no dia a dia da entidade. Já o novo calendário eleitoral, permitindo a inscrição de outras chapas, encerra qualquer questionamento sobre impedimentos e garante que ocorram eleições isonômicas.
O comparecimento dos associados nesta assembleia é essencial! Participe!