SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Bancos podem ser irresponsabilizados por adoecimento em home office

06/07/2020

Compartilhe:

Desde março, devido a pandemia do novo coronavírus, milhares de trabalhadores de todo o Brasil tiveram que deixar o local de trabalho e se adequar ao home office. Considerados como serviço essencial, os bancos estão autorizados a funcionar (com algumas restrições) durante a crise. Para evitar a superexposição da categoria, as instituições colocaram mais de 230 mil bancários, o que representa 51% da categoria, em sistema de home office.

Apesar dessa modalidade de trabalho ser positiva quanto à proteção dos trabalhadores que não estão mais expostos nas agências bancárias, o risco de adquirir doenças ocupacionais é grande e de difícil caracterização. Com a reforma trabalhista do governo Temer em vigor, o funcionário que trabalha em home office é obrigado a assinar um termo de responsabilidade comprometendo-se a seguir as instruções fornecidas pelo empregador sobre às precauções a tomar a fim de evitar doenças e acidentes de trabalho, ou seja, caso o bancário adoeça, o banco pode ser isentado dessa responsabilidade, alegando que o trabalhador foi instruído quanto às precauções.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, esse termo de responsabilidade é um absurdo! Os bancários que estão em home office podem adquirir doenças físicas, como lesões na coluna ou lesão por esforço repetitivo (LER), que são decorrentes da falta de condições ergonômicas adequadas para a realização do trabalho em casa, e doenças psíquicas, como depressão, síndrome do pânico e transtornos de ansiedade, que podem ocorrer devido ao aumento do estresse com as jornadas exaustivas, a cobrança de metas e as ameaças de demissão. Tirar a responsabilidade dos bancos é marginalizar a saúde dos trabalhadores!

Por isso, o Sindicato reafirma a necessidade do home office ser regulamentado da maneira correta, por acordo coletivo de trabalho. Esse será um dos principais temas de discussão da campanha salarial deste ano. Chega de retirar direitos da categoria! Chega de adoecer os bancários! Chega de irresponsabilidade!

Notícias Relacionadas

Itaú: Sindicato realiza assembleia sobre aditivo ao ACT da PLR no dia 30

Itaú 26/07/2024

Aumento desenfreado de metas do BB pressiona e adoece gerentes de todo o país

Banco do Brasil 25/07/2024

Campeonato de Futsal: Veja os resultados da 2ª rodada!

25/07/2024

Newsletter