SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Contraf-CUT apresentará pauta rebaixada aos bancos

20/07/2020

Compartilhe:

No último sábado (18), aconteceu por videoconferência a 22ª Conferência Nacional dos Bancários da Contraf-CUT, para discutir a pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial 2020. Há anos o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região não participa dessas conferências da Contraf, que insiste em excluir a oposição bancária e a apresentar pautas rebaixadas.

De acordo com a minuta que será apresentada à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na quinta-feira (23), serão reivindicados os seguintes pontos:

  • Reajuste de inflação mais 5% de aumento real nos salários e todas as cláusulas econômicas;
  • Inclusão de uma cláusula para regular o trabalho home office, que não pode ser imposto pelo banco, para estabelecer, entre outras coisas, que os custos do teletrabalho sejam arcados pelos empregadores, assim como o fornecimento para os equipamentos de trabalho e ergonômicos;
  • Proibição de retirada de direitos dos trabalhadores que cumprirem suas funções em suas casas, à exceção do vale-transporte/combustível, que deve ser fornecido com valor proporcional aos dias de comparecimento do trabalhador no banco, definindo que estes tenham de realizar suas atividades no próprio local de trabalho, pelo menos, uma vez por semana;
  • Atualização da cláusula que trata sobre o estabelecimento e a cobrança as metas pelos bancos;
  • Manutenção dos empregos e dos direitos;
  • Defesa dos bancos públicos;
  • Reajuste do valor da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) pelo mesmo índice da campanha; entre outros.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o pedido de reajuste da Contraf é irrisório diante de toda a lucratividade dos bancos. Sobre a atualização da cláusula, que trata sobre a cobrança de metas, faltou especificar que o problema não é somente a cobrança de metas abusivas, mas também a forma como elas estão sendo aplicadas.

Além disso, a entidade destaca a ausência de uma cláusula que trate da manutenção da jornada de 6 horas para os bancários, luta que o Sindicato não deixou para trás e que fará parte da pauta alternativa que a entidade entregará para os bancos. Essa pauta será elaborada no Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária, que será realizado neste sábado (25), por videoconferência no aplicativo Zoom. Veja os pontos que serão tratados no Encontro aqui.

Notícias Relacionadas

Itaú: Sindicato realiza assembleia sobre aditivo ao ACT da PLR no dia 30

Itaú 26/07/2024

Aumento desenfreado de metas do BB pressiona e adoece gerentes de todo o país

Banco do Brasil 25/07/2024

Campeonato de Futsal: Veja os resultados da 2ª rodada!

25/07/2024

Newsletter