SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Projeto de Bolsonaro propõe eliminar multa por não cumprimento de cotas para PCD

10/12/2019

Compartilhe:

No último dia 27, às vésperas do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), Bolsonaro enviou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 6.159/2019, que propõe modificar a atual regra de cotas para contratação de pessoas com deficiência (PCD).

O projeto prevê duas alternativas para a inclusão das pessoas com deficiência e altera os critérios de contratação para as empresas. Hoje, as empresas que possuem cem ou mais funcionários precisam preencher, proporcionalmente, de 2% a 5% das vagas com pessoas com deficiência.

O argumento do governo é de que, embora essa tenha sido uma “importante medida para a inclusão social desta população […], representa uma obrigação que, em muitos casos, não pode ser cumprida”.

O PL foi encaminhado em regime de Urgência Constitucional e, por essa razão, teria de ser votado em um prazo de cinco sessões. No entanto, o deputado Rodrigo Maia garantiu que o projeto não será votado enquanto ele continuar presidindo a Câmara. Seu mandato vai até 31 de janeiro de 2021.

Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a alteração dessa lei é um retrocesso, já que, em vez das empresas contratarem pessoas com deficiência, pagarão para o governo um valor equivalente a dois salários mínimos para cada vaga de PCD não preenchida. “Com o fim dessa cota, o deficiente voltará a ser excluído pela sociedade”, afirma Maria Emília, funcionária do Santander e diretora do Sindicato.

Notícias Relacionadas

Encontro Nacional sobre a Campanha Salarial acontece nos dias 27 e 28, em Brasília (DF)

23/07/2024

Campanha salarial: Bancos descumprem Lei de Cotas. Inclusão de PCDs e neurodivergentes é cobrada pelo movimento sindical

19/07/2024

Sextou com SindBar Flash Back! Venha relembrar o saudoso “Clube dos Bancários”!

19/07/2024

Newsletter