O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou nesta terça-feira (22), um protesto em frente à agência do Itaú de Avaré, contra demissões, metas abusivas e sobrecarga de trabalho. O protesto teve temática de Halloween, com atores fantasiados de personagens icônicos de filmes de terror para representar simbolicamente o ambiente de trabalho aterrorizante vivido pelos funcionários.
Assim como em outras agências de Bauru e região, a cobrança de metas inalcançáveis, somada à sobrecarga de trabalho e à redução do quadro de funcionários, tem desgastado e adoecido os trabalhadores. O ambiente é marcado pelo assédio moral institucionalizado, com cobranças excessivas, pressão constante e ameaças veladas de demissão, criando um clima de medo e insegurança.
Pesadelo
Na semana passada, um funcionário com apenas 6 meses de serviço foi demitido imotivadamente. Para a entidade, o banco sequer deu a oportunidade do trabalhador mostrar seu potencial e desenvolver suas habilidades. Essa prática demonstra a falta de respeito do banco, que trata seus funcionários como meros números.
Além dessa demissão, nos últimos meses, ocorreram também três pedidos de desligamento. Os funcionários estavam frustrados e insatisfeitos com a gestão abusiva e adoecedora do banco. Até o momento, nenhuma dessas vagas foram repostas.
Silêncio
No dia do ato, o Sindicato tentou conversar com o gerente geral sobre toda situação. Contudo, o gestor afirmou que poderia ouvir a entidade, mas permaneceria em silêncio. Embora a manifestação não tenha sido realizada no intuito de denunciar práticas do GG, a entidade tem conhecimento de que, durante reuniões e cobranças de metas que ocorrem várias vezes ao dia, ele diz aos funcionários que, se for preciso, “trocará a equipe inteira”, caso os resultados estabelecidos não sejam atingidos.
A situação da agência já foi repassada para a diretoria do Itaú. O Sindicato, inclusive, relatou que o descontentamento e medo dos funcionários são perceptíveis. A entidade espera que o banco solucione toda questão e, principalmente, reponha as vagas.