Durante assembleia virtual realizada no dia 17 pelo Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, funcionários do Banco Pan aceitaram proposta da instituição referente ao abono que não foi pago no período de vigência da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria (01/09/2016 até 03/08/2018).
Ao todo, 36 trabalhadores que não receberam o valor no período determinado pela CCT receberão abono único no valor de R$ 4 mil. O Sindicato já fez uma petição conjunta com o banco no judiciário informando que houve acordo em assembleia. A expectativa é que em até 15 dias úteis os bancários recebam o dinheiro desta ação coletiva da entidade.
Histórico
Três anos atrás, o Sindicato ajuizou uma ação civil coletiva com o objetivo de obrigar o Pan a pagar a todos seus empregados de Bauru o abono, com acréscimo de juros de mora e correção monetária (IPCA-E), na forma da lei, já que ele havia concedido a verba aos empregados de diversas cidades, menos aos de Bauru.
De acordo com a CCT, a instituição deveria conceder um abono único no valor de R$ 3.500, desvinculado do salário, para os empregados.
Na justiça, a ação foi transitada em julgada com o Sindicato vencendo em todas as instâncias. O PAN procurou a entidade para um acordo antes da fase de cálculo.