O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região está dando apoio jurídico ao delegado sindical Bento José Ferreira, funcionário do Banco do Brasil que estava lotado na agência 4065 – Av. Marechal Tito, na cidade de São Paulo, mas que foi vítima de transferência compulsória, embora o acordo coletivo do BB garanta a inamovibilidade de delegados sindicais.
Para o Sindicato, trata-se de um ato antissindical, já que a agência onde Bento José trabalhava é a que concentra o maior número de bancários. Ao remover o delegado sindical dessa unidade, contra o que determina o acordo coletivo, o que o BB fez foi cercear o alcance da atuação de Bento.
Além da ação que o Departamento Jurídico do Sindicato está preparando para tentar reverter a transferência injusta, a entidade também enviou ao banco uma moção de repúdio ao ato.
Leia abaixo, a reprodução do e-mail enviado ao diretor da Diretoria de Pessoas (Dipes) do BB, João Avelar:
Ao Sr. João Avelar, Diretor da Diretoria de Pessoas do Banco do Brasil
O delegado sindical Bento José Ferreira está sendo transferido compulsoriamente de unidade de trabalho, a despeito do acordo coletivo da categoria que garante a inamovibilidade de delegados sindicais.
Expressamos nosso repúdio a essa medida antissindical e reivindicamos o cancelamento da transferência na agência 4065 – Av. Marechal Tito.
Bauru, 8 de abril de 2021
Sindicato dos Bancários de Bauru e Região / CSP-Conlutas