SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Sindicato tenta evitar fechamento de agências do Itaú e Bradesco em Avaré

13/10/2020

Bancos: Bradesco, Itaú

Compartilhe:

No dia 1º, diretores do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (Alexandre Morales, Jacyntho Dionizio Jr., Marcelo Negrão e Roberval Pereira) estiveram em Avaré para conversar com o prefeito Joselyr Benedito Costa Silvestre e com o vereador Roberto Araújo sobre iniciativas a serem tomadas contra o fechamento de uma agência do Itaú e de uma do Bradesco na cidade.

As unidades a serem fechadas são, segundo os bancos, as que têm menor movimentação. O Itaú anunciou que vai fechar sua agência já no dia 22 deste mês, e o Bradesco diz que a sua será fechada na segunda metade de novembro.

No encontro, o prefeito de Avaré afirmou que iria enviar um ofício aos bancos, questionando a necessidade do fechamento das agências e pontuando a importância de mantê-las abertas.

Cumprindo com a sua palavra, o prefeito entregou o documento ao Bradesco no dia 5. De acordo com o ofício, o fechamento da agência vai prejudicar cerca de 2 mil munícipes que são atendidos naquele local e vai ocasionar o deslocamento dos clientes para a outra agência, resultando em maiores aglomerações em plena pandemia de coronavírus.

Além disso, também foi destacado que, com o encerramento das atividades, há chance de demissões dos trabalhadores terceirizados (vigilantes e limpeza) e dos bancários.

Sendo assim, o prefeito solicitou que o banco analise a possibilidade de manter a agência aberta e, caso isso não seja possível, que seja analisada a possibilidade de reaproveitamento dos trabalhadores para que não haja desemprego.

O Sindicato também formalizou o pedido aos bancos, por e-mail, conforme determina a nova convenção coletiva da categoria. Segundo a CCT, antes de qualquer assunto se tornar uma demanda judicial é preciso negociar com as instituições.

A negociadora do departamento de Relações Sindicais do Bradesco já deu retorno, afirmando que o banco vai se inteirar da situação.

O Sindicato agradece o apoio dos poderes Executivo e Legislativo do município e espera que os bancos desistam de encerrar as atividades dessas agências.

A razão de boa parte dos bancos terem duas agências em Avaré é porque o município é uma estância turística, o que resulta num volume muito maior de atendimento do que em outros lugares.

O eventual fechamento dessas duas agências, além de resultar em sobrecarga de trabalho, vai gerar ainda mais aglomerações.

Os bancos já tomaram conhecimento da intervenção do Sindicato e da classe política de Avaré, e solicitaram um prazo para dar um retorno sobre o caso.

Os bancos normalmente negam que vão demitir, em casos de fusões de agências como esses de Avaré. Mas a verdade é que as demissões começam a ocorrer depois de dois ou três meses.

A preocupação do Sindicato é justificável porque, segundo a Contraf, desde junho o Bradesco já demitiu 427 trabalhadores. Para a entidade, fusão rima com demissão. Basta!

Veja no canal do Sindicato no YouTube o apoio recebido na Câmara de Avaré

Além da atuação do prefeito, o vereador Roberto Araújo também levou o caso à Câmara de Vereadores, na sessão do dia 5. O Sindicato divulgou em seu canal no YouTube o trecho da sessão em que o vereador pede apoio dos parlamentares ao seu requerimento pela manutenção das agências.

O vídeo pode ser visto clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Itaú: Assembleia sobre ACT é nesta terça-feira (7)

Itaú 07/01/2025

Valores abusivos: Movimento sindical entrega ao Itaú proposta sobre plano de saúde dos aposentados

Itaú 06/01/2025

ACT Itaú: Sindicato realiza assembleia no dia 7 de janeiro

Itaú 30/12/2024

Newsletter