O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou no dia 19, uma manifestação contra o fechamento da agência do Itaú localizada na Avenida Nações Unidas, em Bauru. A unidade terá suas atividades encerradas no dia 19 de fevereiro.
Há alguns meses, a entidade solicitou ao banco novas contratações para a agência Nações, por conta da sobrecarga de trabalho dos funcionários. Apesar da unidade ser estruturalmente pequena, ela possui grande fluxo de clientes e somente cinco funcionários para atender toda demanda. Inclusive, uma bancária estava afastada até a última semana, após adoecer devido ao excesso de tarefas.
O Itaú, por sua vez, não atendeu a reivindicação e resolveu fechar a unidade. Com o fechamento, apenas a agência do Centro da cidade irá oferecer aos clientes o serviço de caixa, ou seja, a tendência é que a situação de sobrecarga de trabalho e insatisfação dos clientes piore ainda mais.
Reduções
Dados do último balanço do Itaú, divulgado no início de novembro, mostram que o banco tem reduzido drasticamente sua rede de atendimento. Entre setembro de 2022 e setembro de 2023, foram fechados 1.082 postos de trabalho e 180 agências físicas. Para o Sindicato, se o Itaú continuar desse jeito, vai conquistar novamente o pódio de pior banco do ano. Lamentável!