O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou hoje (3), um protesto contra o fechamento de uma agência do banco Itaú, localizada na quadra 20 da Avenida Duque de Caxias, em Bauru.
Uma parte dos funcionários será transferida para a agência Cardia (também na Duque) e a outra parte, para a agência da rua Primeiro de Agosto. No entanto, os vigilantes serão demitidos. Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o fechamento só se justifica pela ganância do banco.
Na última quinta, dia 2, o Itaú anunciou que obteve lucro líquido de R$ 6,71 bilhões no primeiro trimestre, 6,84% a mais que no mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento do lucro, o número de agências e de funcionários diminuiu. No primeiro trimestre, em todo o Brasil, o banco fechou seis agências e extinguiu 597 postos de trabalho.
Demissão
Em Bauru, além de fechar a agência Duque, o banco demitiu sem justa causa uma funcionária que tinha sete anos de casa e que havia retornado da licença-maternidade oito meses antes. Porém, para o Sindicato, o banco alegou que a demissão se deu com base em avaliações de clientes.
INJUSTIÇA!