O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou um protesto nesta quarta-feira (23), na agência do Santander de Santa Cruz do Rio Pardo, contra a demissão de um trabalhador que havia acabado de voltar de licença médica.
O bancário era gerente PJ (Pessoa Jurídica) e precisou ser afastado após sofrer um mini Acidente Vascular Cerebral (AVC), também chamado de ataque isquêmico transitório, durante expediente na agência. Os sintomas incluem fraqueza em um lado do corpo, problemas de visão e fala arrastada. Na ocasião, o trabalhador foi levado por colegas ao hospital, onde recebeu assistência.
Depois do episódio traumático que colocou sua vida em risco, ele precisou ficar afastado por um tempo e, quando retornou ao trabalho, exerceu suas funções durante algumas semanas, mas logo foi demitido pelo Santander.
Sobrecarga de trabalho
Apesar de estar atuando na unidade de Santa Cruz do Rio Pardo, o trabalhador pertencia ao polo Ourinhos. A sobrecarga de trabalho vivida pelos funcionários dessa agência – que culminou no adoecimento do bancário – foi comprovada ainda mais durante o ato realizado pelo Sindicato nesta quarta-feira.
Por conta de ter apenas seis funcionários para atender toda demanda, o Santander estava barrando a entrada de clientes no local. Veja abaixo a fila que se formou na agência.
O Sindicato já disponibilizou apoio jurídico aos trabalhador e está avaliando se uma ação com pedido de reintegração será ajuizada. Confira no vídeo a seguir, trechos do protesto: https://youtu.be/r00_txCJBUk