O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região expressa sua profunda solidariedade ao Deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), vítima de perseguição política de Arthur Lira, presidente de Câmara dos Deputados, e de seus aliados.
No dia 11, o Conselho de Ética da Câmara aprovou a admissibilidade da representação do Partido Novo contra Glauber Braga, por quebra de decoro por ter empurrado e expulsado da Câmara um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), no dia 16 de abril. Na época, Glauber relatou nas redes sociais que a ação foi em resposta à constante intimidação, provocação e insultos do integrante. “Esse sujeito do MBL tem histórico de agressão a mulheres. É a quinta provocação dele! Na quarta vez ele ameaçou a mãe de um militante nosso com mais de 70 anos dizendo que sabia onde ela morava. Já existe boletim de ocorrência sobre isso!”, explicou.
O deputado tem dez dias úteis para apresentar sua defesa. Depois, será aberto outro prazo, de 40 dias úteis, para instrução probatória, pedido de documentos e depoimento de testemunhas do relator e do representado.
Essa é a quinta tentativa de cassação do mandato do deputado. A perseguição teve início após Glauber denunciar escândalos de corrupção e desvios de recursos públicos orquestrados por Arthur Lira e seus aliados, assim como privatizações e a entrega do patrimônio público.
“Vou me defender com todas as energias, mas não vou me calar em relação às ações do senhor Arthur Lira e o que ele faz com o Brasil. Se ele tenta cassar o mandato e articula essa cassação ou articulou a apresentação de uma admissibilidade pensando que com isso serviria como um instrumento de chantagem para que eu ficasse calado, é exatamente o contrário”, declarou.
Tratamento diferenciado
Das 34 representações apresentadas no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar, apenas duas foram aceitas: contra o deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco, e o caso contra Glauber. Ou seja, Arthur Lira faz vista grossa às outras representações, mas quer, a todo custo, cassar e calar o parlamentar que se opõe aos seus desmandos.
O Sindicato repudia a conduta inaceitável, antidemocrática e autoritária de Lira e de seus aliados da extrema direita. Toda solidariedade ao deputado Glauber que, mesmo diante de tantos ataques, segue corajoso e empenhado em representar o povo com seu mandato combativo!
Assine aqui o manifesto em apoio a Glauber Braga!