Visto que nem todos os municípios emitiram decretos para regulamentar o funcionamento das empresas neste período de quarentena, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ajuizou uma ação popular com pedido de tutela de urgência pleiteando que a Justiça Federal estabeleça regras para as agências bancárias nas localidades onde elas são inexistentes.
Na ação, o Sindicato fala da gravidade da doença causada pelo novo coronavírus (a covid-19), bem como da velocidade do contágio, frisando que o vírus se dissemina exponencialmente entre as pessoas, como numa progressão geométrica.
Dessa forma, e dado o grande movimento nas agências bancárias, é urgente reconhecer que os bancários se tornaram um grupo de risco, atuando como vetores na transmissão da doença.
Portanto, o pedido do Sindicato é que a Justiça vede o funcionamento dos bancos, ou que estabeleça atendimento seletivo com rodízio de seus empregados. Por fim, pede que os estabelecimentos bancários sejam multados, caso contrariem a determinação.
Para o Sindicato, somente o isolamento social é capaz de frear a disseminação do coronavírus, e os bancos têm de ser responsabilizados caso desrespeitem as medidas preventivas determinadas pela comunidade médica.