O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região participa nesta quarta-feira (22) do protesto contra as alterações contratuais e o reajuste do plano de saúde do Economus. O ato está sendo realizado em Presidente Prudente e amanhã ocorrerá em Bauru (veja abaixo).
O Economus reajustou o plano de saúde Feas e informou que a partir de setembro, o custeio das despesas se dará por meio da arrecadação das contribuições dos beneficiários pagantes. Houve alteração do percentual de contribuição de 15,95% para 22,5%, aplicados sobre a renda do titular.
Além disso, ficou estabelecido teto de contribuição mensal de R$ 4.500,00: sendo individual para os planos Feas Básico e Feas Pamc; e por grupo familiar, para o Novo Feas. Contudo, no mês de recebimento do 13º salário esse valor de teto será de R$ 9.000,00. Também houve mudança na coparticipação do Novo Feas, que passou de 20% para 30% para procedimentos de baixa complexidade, mantendo o limite mensal de desconto de 5% sobre a renda do titular.
O novo reajuste, que vem de uma sequência de aumentos desde 2018 (cerca de 475% em três anos), prejudica ainda mais os funcionários – principalmente os aposentados – do extinto banco Nossa Caixa, incorporado pelo Banco do Brasil em 2009.
Negociação
Nesta semana, funcionários se reuniram com a diretoria do Economus para cobrar soluções imediatas em relação aos reajustes abusivos que foram aplicados nos planos.
“Relatamos a situação angustiante pela qual todos nós estamos passando e cobramos soluções urgentes, deixando claro que a direção do Economus tem agido para livrar o Banco do Brasil de suas responsabilidades, e que não vamos aceitar a continuidade dessa política”, explicou um dos trabalhadores.
Ainda segundo relato, o Superintendente manifestou preocupação com a situação e afirmou que pretende buscar solução perene ao caso.
Novos atos
Amanhã (23), ocorrerá um nova manifestação com o mesmo tema em Bauru, a partir das 9 horas, em frente à Regional do Banco do Brasil, na rua Primeiro de Agosto. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, mais uma vez, estará presente ao lado dos colegas egressos da Nossa Caixa para lutar contra esse ataque do Economus e defender que o Banco do Brasil disponibilize a Cassi para todos.
Já no dia 6 de outubro, a manifestação ocorrerá em São Paulo e a expectativa é de que dezenas de aposentados do BNC de diversas cidades estejam presentes.
A participação de todos é essencial! Vamos à luta!