Na última sexta-feira, 3, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região apresentou ao Ministério Público do Trabalho uma denúncia sobre o ambiente em que estão trabalhando os funcionários do Banco do Brasil no prédio dos escritórios digitais.
Conforme noticiou o Sindicato naquele dia, o local assemelha-se a um call center, onde trabalham cerca de 170 pessoas distribuídas em apenas dois andares de um prédio sem janelas e de piso acarpetado. O ambiente é propício para a disseminação do coronavírus, e na semana passada dois funcionários se afastaram com febre e outros sintomas da covid-19.
Para o Sindicato, o banco deveria liberar esses trabalhadores para o home office, uma vez que seus serviços (atendimento a clientes via telefone e via chat) podem ser feito de casa, atendendo às recomendações médicas de distanciamento social.
Como o BB não toma essa atitude, além da denúncia ao MPT o Sindicato ajuizou também uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela pedindo que a Justiça obrigue o banco a liberar os trabalhadores para o trabalho remoto durante o período da pandemia.