Na semana passada, o Santander divulgou um vídeo institucional para sua rede de agências informando que a “sexta-feira 13” – data ligada a uma série de superstições e associações negativas – só traria má sorte aos funcionários que não batessem metas de seguros, cartões, crédito consignado, consórcio, etc.
Quem “não aproveitar para ganhar comissão em dobro nestes produtos” terá um dia de azar, dizia o vídeo do banco. O conteúdo, obviamente, não foi aprovado pelos funcionários e movimento sindical.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o vídeo é, claramente, uma forma de assédio moral contra os funcionários. A abordagem velada do Santander, em tom de “brincadeira”, não esconde a cobrança excessiva de metas. Não há comicidade em situações de pressão e sobrecarga de trabalho, mas, sim, o oposto: medo e adoecimento.
Denuncie!
O assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada. Se você é vítima dessa conduta, ou se já presenciou alguma situação com um colega, denuncie ao Sindicato: (14) 99868-4934. O sigilo é garantido!