No dia 13 de agosto, o juiz Marcio Roberto Andrade Brito, da 10ª Vara do Trabalho de Brasília, determinou que uma perita contábil examine o déficit no Saúde Caixa, alegado pela Caixa Econômica Federal. A decisão foi concedida em resposta a manifestação do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região e do Ministério Público do Trabalho.
Em maio, depois de muita insistência do Sindicato, a CEF apresentou o cálculo atuarial dos últimos anos do plano. O documento foi entregue durante audiência inicial, realizada em Brasília, sobre a ação que trata da implementação unilateral do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do Saúde Caixa.
Na ação, além de requisitar que o banco apresente o cálculo com a demonstração da necessidade de eventuais reajustes e a indicação de percentuais, a entidade reivindica a manutenção dos valores fixados no ACT anterior ao vigente, sem a majoração das mensalidades do plano de saúde.
Perícia
De acordo com o despacho, a perita Kamila Sales terá 30 dias para realização da perícia e entrega do laudo. Para o Sindicato, essa determinação é uma vitória, pois a perícia será feita de forma independente e imparcial.
Dúvidas sobre a ação podem ser esclarecidas através do nosso Departamento Jurídico. Entre em contato: (14) 99867-9635.