No começo do mês, Sérgio Rial, presidente do Santander, informou que haverá novas alterações na função dos Gerentes Administrativos (GA). A afirmação foi revelada durante o podcast “Café com Rial”.
Há um tempo o Santander tem implantado, em ao menos 50 agências de porte D do país, o modelo remoto de atividades que antes eram dos GAs. Segundo Rial, o modelo deve ser expandido gradualmente para as demais unidades. O novo cargo criado para atuar remotamente recebeu a nomenclatura de Analista de Processos e passou a ter controle de jornada.
Nas 50 agências que passaram por essa alterações, nenhum Gerente Administrativo foi demitido e alguns deles foram remanejados para outros cargos. Em certas agências já não havia GAs exclusivos.
Desde 2017 o banco tem realizado alterações nas funções do cargo, por conta disso, algumas atividades deixaram de ser responsabilidade dos GAs e novas atribuições foram inseridas. Apesar das alterações colocarem os trabalhadores em alerta, o RH do Santander afirmou que não há previsão de extinção do cargo “em um período próximo”.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região ressalta que está acompanhando as mudanças e os possíveis impactos aos trabalhadores. Para denúncias e esclarecimento de dúvidas sobre o caso, a entidade pode ser contatada, através do telefone: (14) 3702-7270.