O Santander comunicou aos seus funcionários que as horas não trabalhadas durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 deverão ser compensadas.
A imposição não foi cogitada, até o momento, por nenhum outro banco e foi definida de forma unilateral, sem qualquer negociação com o movimento sindical e trabalhadores.
Horários
Os horários de funcionamento das agências bancárias durante os jogos, definido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no início de outubro, seguirão o cronograma: nos jogos realizados às 12h, os bancos dos estados com horário igual ao horário de Brasília devem funcionar das 9h às 11h e das 15h30 às 16h30. Já nos jogos realizados às 13h, as agências devem funcionar das 8h30 às 11h30, e nos jogos das 16h, das 9h às 14h.
O Sindicato dos Bancários de Bauru repudia a decisão unilateral do Santander, que ao invés de incentivar a confraternização dos trabalhadores e respeitar esse momento de lazer aprovado pela Febraban, os obriga a compensar essas horas depois. A entidade já entrou em contato com o banco e caso este não volte atrás de sua decisão, será ajuizada uma ação para barrar a compensação.
O Santander é a instituição com maior banco de horas devido aos funcionários, por isso, utiliza desse momento para abater essas horas extras não pagas. Inaceitável!