O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou na segunda-feira (19), uma manifestação contra a nova reestruturação do Santander e o fechamento de mais uma agência. A manifestação ocorreu na agência Rio Branco, em Bauru. Dançarinos dançaram o hit ‘macetando’, em alusão aos ataques do banco contra os funcionários.
Reestruturação
O banco anunciou recentemente mais uma reestruturação, com diversas alterações nas funções dos trabalhadores e fechamento da agência localizada na Duque de Caxias, em Bauru. As medidas impactam tanto os funcionários quanto os clientes e usuários.
A partir de agora, as unidades do banco têm apenas gerentes de negócios e gerente geral. Já os funcionários que desempenham funções como “Van Gogh” atendem somente em plataforma remota.
Os PJs, que atendem empresas, são obrigados a fazer diariamente seis visitas aos clientes. De acordo com informações obtidas pelo Sindicato, o restante do trabalho será feito de modo remoto e eles não podem nem mais entrar nas agências onde trabalhavam. Apesar do trabalho ser remoto, os funcionários não receberam nenhum auxílio do banco. Ou seja, os custos relacionados aos insumos do trabalho, como energia elétrica, internet e infraestrutura necessária para a atividade, ficarão por conta apenas dos trabalhadores.
Fechamento
A agência localizada na Duque de Caxias, na Vila Cardia, será fechada ao público a partir do dia 18 de março. Os clientes e usuários da unidade terão que se deslocar até o Centro, na agência Rio Branco, para conseguir atendimento. A mudança irá sobrecarregar ainda mais os funcionários e, consequentemente, o tempo de espera nas filas para atendimento será ainda maior.