Após muita pressão do Sindicato e a confirmação de diversos casos, o Santander decidiu rever parte de seu protocolo em relação a Covid-19. O anuncio foi feito em reunião com a Comissão dos Empregados do banco (COE) no último dia 26. Um novo comunicado aos funcionários deve ser emitido em breve.
Confira abaixo as últimas definições do Santander sobre o assunto:
- Afastamento imediato do funcionário que tiver qualquer sintoma de gripe ou Covid-19;
- Tempo de afastamento reduzido para 10 dias, com retorno somente após 24 horas sem utilização de qualquer tratamento e sintomas;
- Reforço das equipes de limpeza e utilização de produtos específicos contra o vírus para higienização de todos os objetos das agências;
- Atendendo pedido dos trabalhadores, o Santander vai ressarcir todos os testes de farmácia feitos (procedimentos já estão na intranet do banco);
- Após a detecção de casos positivos, cada local será avaliado individualmente para verificar a possibilidade de fechamento ou não;
- Funcionários que tiveram contato com positivados a menos de 1 metro e por mais de 15 minutos, com o uso inadequado das máscaras, devem ser submetidos a testagem e afastamento, caso necessário.
Situações nas quais o Santander não atendeu os pedidos dos bancários:
- O trabalho continua sendo presencial, visando a produtividade do negócio;
- Não será criado um critério único para o fechamento das agências onde forem detectados os casos positivos.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região as novas medidas tomadas pelo Santander ainda são inferiores ao protocolo que existia anteriormente, por isso, a entidade irá continuar cobrando do banco a volta do antigo protocolo, que previa, por exemplo, a obrigatoriedade do fechamento das agências em que foram registrados casos de Covid-19.
Na foto, Alexandre Morales, diretor do Sindicato, durante protesto da entidade em frente ao Santander da Avenida Duque de Caxias, em Bauru, após a agência acumular casos de Covid-19 e estar com o ar condicionado quebrado.