O Santander, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil lideraram o Ranking de Instituições por Índice de Reclamações, divulgado na segunda-feira (16), pelo Banco Central.
O ranking, que se refere ao segundo trimestre de 2018, apresentou o Santander como líder de reclamações, com 38,14. Na segunda posição, está a Caixa, com índice de 27,68, e na terceira, o Banco do Brasil, com índice de 20,85. O Bradesco teve índice de 19,61 e o Itaú (18,61).
Teor das reclamações
A maioria das reclamações dos clientes foi sobre “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATM”. De acordo com o Banco Central, este assunto gerou 1.656 reclamações com indícios de descumprimento das regras em vigor.
Na sequência dos assuntos mais reclamados aparecem “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada” e, em seguida, “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”.