SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Reestruturação do BB já prejudica bancários em Bauru

08/01/2025

Bancos: Banco do Brasil

Protesto realizado pelo Sindicato e por bancários do BB, em julho de 2024

Compartilhe:

A reestruturação do Banco do Brasil, que teve início, oficialmente, no dia 7 de janeiro, já está prejudicando bancários de Bauru. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região obteve informações extraoficiais sobre mudanças no quadro de trabalhadores da PSO (Plataforma de Suporte Operacional) e do Escritório Leve.

No caso da PSO, a informação revela que apenas 9 caixas seguirão nomeados após a reestruturação. Em Bauru, há 9 agências físicas do BB, ou seja, haverá somente um caixa disponível em cada unidade. Para o Sindicato, o resultado disso, certamente, será sobrecarga de trabalho a esses caixas e desvio de função para aqueles que se inscreverem na nova função de assistente de atendimento e negócios.

Incorporação

A entidade relembra que há uma liminar vigente que garante o pagamento da gratificação a todos os caixas executivos que em 11/01/2021 estavam no exercício da função. Além disso, enquanto a liminar estiver em vigor, os caixas que não tinham completado 10 anos de exercício na função até 13/11/2017 continuarão recebendo a gratificação de caixa.

Para os caixas que em 13/11/2017 já haviam completado 10 anos ou mais no exercício da função, o Banco do Brasil afirmou que a gratificação será incorporada ao salário.

Escritório Leve

Há informação também de que haverá redução de 10 vagas no Escritório Leve. Atualmente, 90 funcionários atuam nesse setor. A redução surpreendeu diversos trabalhadores, que estão amedrontados com a possibilidade de transferência.

O Sindicato relembra que possui uma ação de 2019, cuja decisão transitou em julgado, impedindo o BB de realizar transferências que resultem em mudança de domicílio. O Departamento Jurídico já está avaliando se ela pode ser utilizada nessa nova reestruturação.

De acordo com o BB, para aqueles que não aderirem às rodadas do Sistema Automático de Concorrência à Remoção (SACR), o pagamento da VCP (Vantagem em Caráter Pessoal) será acionado por 4 meses a partir do dia 07 de fevereiro.

Confira abaixo o cronograma completo da reestruturação:

  • 7/1 – Ajuste ARH e normativos internos. Disponibilização de oportunidades no DigiTAO para inscrição nas novas funções (assistentes, supervisores, assistentes de tesouraria e gerente leve). Início das regras de movimentação diferenciadas dos caixas. Divulgação das expansões Agro e High Varejo PJ.
  • 9/1 – Criação de novas carteiras no sistema – Expansões.
  • 16/1 – Nomeações da gerência média – Expansões. 1ª Rodada Sistema Automático de Concorrência à Remoção (SACR) Municipal para excessos.
  • 17/1 – Migração de clientes – Expansões.
  • 23/1 – Nomeações dos assistentes – Expansões. 2ª Rodada SACR Municipal para excessos.
  • 30/1 – 1ª Rodada SACR Nacional Excessos.
  • 31/1 – Prazo final de inscrição para as novas funções: assistentes, supervisores, assistentes de tesouraria e gerente leve.
  • 1/2 – Nomeação nas novas funções. Reajuste de VR dos assistentes operacionais.
  • 6/2 – 2ª rodada SACR Nacional para excessos.
  • 7/2 – Acionamento de VCP para os colegas que não optaram para as novas funções.

O Sindicato reforça: tenham cautela! Se for preciso, a entidade irá até o Judiciário para tentar reverter qualquer medida da reestruturação que seja prejudicial aos trabalhadores do BB.

Notícias Relacionadas

BB inicia reestruturação nesta terça-feira (7); Sindicato orienta que bancários tenham cautela

Banco do Brasil 07/01/2025

Sindicato ajuíza ação contra BB e Cassi por cobrança de “Contribuições Sobre Reclamatórias Trabalhistas”

Banco do Brasil 02/01/2025

Sindicato inicia devolução da contribuição negocial aos bancários do BB Bauru

Banco do Brasil 26/12/2024

Newsletter