A campanha salarial da categoria bancária segue sem desfecho. Até a manhã desta sexta-feira (6), em nível nacional, a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), referente à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), foi aprovada pela maioria das bases. Já a votação sobre o acordo do Banco do Brasil ainda está sendo apurada e a da Caixa Econômica Federal foi intensamente recusada.
As minutas dos acordos coletivos do BB e da Caixa foram disponibilizadas aos empregados dos bancos públicos apenas na tarde de quinta-feira (5). Como o Sindicato já havia noticiado (veja aqui), ambos os acordos estabelecem cláusulas que implicam em perda de direitos.
Apesar da CONTRAF-CUT, incoerentemente, querer forçar a aceitação dessas propostas prejudiciais, a maioria dos empregados da CEF de todo o país recusaram o acordo. Já o acordo do BB, ainda que o banco tenha anunciado que ele foi aceito, a Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) está apurando se a informação realmente procede.
Confira a minuta da CEF e a minuta do BB.
Greve à vista!
Em assembleia realizada ontem (5), no Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a grande maioria dos trabalhadores recusaram as três propostas. A votação contou com a participação de 80 bancários. Destes, 79 votaram contra as propostas apresentadas pelos banqueiros e apenas 1 votou a favor. Não houve abstenção.
A base já está em estado de greve desde o dia 2 e, em cumprimento ao disposto no artigo 13º, da Lei nº 7.783/89, o Sindicato já está comunicando a população e as instituições financeiras sobre a possibilidade de paralisação por tempo indeterminado das atividades.
A partir de agora, o Sindicato irá realizar assembleias constantes para avaliar o cenário nacional e eventuais propostas que podem surgir. Portanto, na próxima segunda-feira (9), às 18h30 (horário limite) ocorrerá uma nova assembleia na entidade. Participe!