Em videoconferência com todos os funcionários do Santander, Sérgio Rial, presidente do banco, chamou os bancários que estão em home office (devido a pandemia de coronavírus) de desertores.
Para o presidente, os bancários não deveriam fazer home office, mas sim trabalhar normalmente em agências lotadas, se expondo ao risco de contaminação. Vale lembrar que o banco não permitiu que o home office seja feito diariamente, obrigando os funcionários a se revezarem entre trabalhar em casa e trabalhar no banco. Ou seja, o risco de contágio continua sendo o mesmo.
Além disso, há a informação de que os trabalhadores devem colocar seus números de celular nas assinaturas de e-mails e em todas comunicações oficiais, o que está gerando cobranças pela gestão fora da jornada de trabalho.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região repudia a posição revoltante de Rial. Os bancários não estão abandonando o trabalho! Pelo contrário, quem abandona é o banco, que obteve lucro de R$ 14,5 bilhões em 2019 e agora menospreza aqueles que lutaram para atingir esse valor.