Inesperadamente, o Itaú fechou a agência da Getúlio Vargas, em Bauru, no dia 16. Em seguida, demitiu três funcionários. O fechamento aconteceu sem o conhecimento dos próprios trabalhadores e clientes da unidade.
No mês passado, o banco havia informado que fecharia a agência no dia 20 de março e que os funcionários seriam realocados para outras unidades da cidade. No entanto, logo no início da manhã do dia 16, a gerente geral da agência foi surpreendida pela visita da Regional, que anunciou sua demissão e o fechamento imediato do local. Além da GG, mais dois funcionários foram demitidos sem qualquer justificativa e possibilidade de realocação. Os trabalhadores já estão recebendo apoio jurídico do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região.
Prenúncio
No dia 9 de fevereiro, o Sindicato realizou um protesto contra o fechamento da agência Getúlio. Na ocasião, a entidade já havia alertado que, pelo histórico do Itaú, o banco não iria desligar esses funcionários neste primeiro momento, mas, provavelmente, depois de três meses, a maioria deles perderia o emprego. Infelizmente, a previsão se concretizou antes mesmo do tempo estimado.
Pinóquio
Para protestar contra essas demissões imotivadas e as inverdades ditas pelo Itaú, o Sindicato percorreu as agências do banco localizadas na Duque, Nações, Praça Portugal e Ezequiel Ramos, em Bauru, denunciando o caso à população e clientes.
Simbolizando as farsas do Itaú, um ator fantasiado de “Pinóquio” divertiu o público que passava nos locais. Na fábula, o nariz do personagem sempre cresce quando ele fala uma mentira.
Basta de falsidade e desrespeito com os trabalhadores e clientes!
(Confira todas as fotos do ato, clique aqui)