O Banco do Brasil e representantes dos trabalhadores se reuniram no dia 4 para definir as datas das mesas permanentes. Também foram discutidos outros pontos, como a entrega da revisão da tabela de Pontuação Individual do Participante (PIP) e reivindicações dos funcionários dos bancos incorporados.
As mesas permanentes irão começar no final deste mês. Confira as datas:
30/05 – Combate ao assédio e avaliação da Gestão de Desenvolvimento por Competências (GDP);
21/06 – Caixas e demais comissionados que estão no sistema da Plataforma de Suporte Operacional (PSO);
12/07 – Centrais de Relacionamento do Banco do Brasil (CRBB);
20/07 – Promoção da Diversidade/Igualdade de Oportunidade;
11/09 – Plano de Cargos e Salários e Programa Performa;
28/09 – Caixa de Assistência dos funcionários do Banco do Brasil (Cassi).
Revisão da tabela PIP
Os representantes dos trabalhadores cobraram da direção do banco a entrega da revisão da tabela de Pontuação Individual do Participante (PIP), sistema de cálculos usados na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), que permite aos trabalhadores do BB, associados ao plano Previ Futuro, mais recursos à aposentadoria. A revisão desse critério de pontuação foi uma conquista do último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do BB.
Cassi e Previ para incorporados
Ficou definida a criação de um grupo de trabalho para alcançar uma resolução dos problemas do Economus e dos trabalhadores egressos dos bancos incorporados. Nos últimos anos, os aposentados tiveram graves prejuízos no plano de saúde, com reajustes nas revisões trimestrais de custeio do FEAS e Economus Futuro.
Teletrabalho
Um dia após essa reunião, o BB divulgou nota sobre expansão do Trabalho Remoto Institucional (TRI), ou teletrabalho, em caráter de teste para as redes Varejo, Atacado e Setor Público.
Na nota, o banco informou que até o fim de maio, 2,4 mil funcionários da rede estejam aptos a trabalhar remotamente de forma híbrida. Além disso, afirmou que adesão das áreas “dependerá do tipo de unidade das atividades realizadas, do atendimento de requisitos pelos funcionários e da disponibilidade de equipamentos”. Entre as unidades pilotos estão CRBBs, Escritórios Corporate, Escritórios Exclusivo, Escritório Leve, Escritórios Setor Público, Agência assessoria em investimento, SAC e Superintendências.