O Itaú divulgou um comunicado interno com diversas orientações para os bancários que estão em home office. Nele, o banco sugeriu que os funcionários não permitam que seus familiares usem a internet durante o expediente, a fim de não sobrecarregar o sistema.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, essa sugestão do Itaú é absurda e descabida! Os bancários que estão em trabalho remoto, provavelmente estão convivendo o dia inteiro com seus filhos (crianças e adolescentes), que também precisam utilizar a rede Wi-Fi para assistirem as aulas online, assim como com os seus parceiros, que podem estar trabalhando em casa igualmente.
Está claro que o Itaú não quer sobrecarregar o sistema, mas quer sobrecarregar os bancários com metas abusivas e prazos absurdos, que não condizem com a situação em que todos os trabalhadores estão vivendo diante da pandemia do novo coronavírus.
Além disso, o banco não se importa com o aumento das despesas dos bancários em home office, que arcam sozinhos com os custos de água, luz e internet. Portanto, o Itaú não possui direito algum de se intrometer na forma como serão realizadas as atividades dos profissionais.
Mais consciência e compreensão, Itaú!