O Itaú demitiu o sócio e diretor de marketing Eduardo Tracanella, conhecido como Traca, por mau uso do cartão de crédito corporativo. Tracanella estava há 27 anos no banco e há seis dirigia a área que movimenta R$ 2 bilhões por ano, responsável por campanhas de grande repercussão, como a em comemoração aos cem anos da instituição, com o show da cantora Madonna no Rio de Janeiro.
Os donos das agências de publicidade que atendem o Itaú foram informados da demissão no sábado (30). Já os 250 funcionários da área de marketing souberam da notícia na segunda-feira (2), através de uma reunião com Sérgio Fajerman, executivo responsável pelas áreas de pessoas (RH), marketing e comunicação do Itaú. Segundo o jornal Valor, o motivo da demissão foi revelado pelo executivo, que afirmou que a regra deve ser aplicada a todos de forma igualitária.
“Ética é inegociável”
De acordo com a colunista do UOL, Josette Goulart, o Itaú enviou um comunicado sobre o caso a cem mil funcionários do banco na terça-feira (3). “Realizamos o desligamento do Eduardo Tracanella. A decisão foi tomada exclusivamente pelo mau uso do cartão de crédito corporativo. Todos sabemos que ética é inegociável no Itaú Unibanco”, diz trecho do e-mail.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a conduta do ex-diretor de marketing é vergonhosa e inadmissível. O caso vale de alerta a todos trabalhadores: sigam e respeitem à risca as políticas internas da empresa. Além da demissão, há consequências legais em situações como essa.
Atualmente, o Itaú também tem falhado nessa questão de ética, basta ver a forma como trata seus funcionários cotidianamente.