O Itaú passou a aplicar advertência aos funcionários que ainda não possuem a Certificação Profissional Anbima (CPA). Agora, até mesmo funcionários que realizaram a prova e não foram aprovados passaram a ser notificados. Três advertências podem levar a demissão por justa causa.
Antes, o banco concedia um prazo de 60 dias para realização do exame de certificação. Caso o bancário não realizasse a prova nesse período, recebia uma advertência e um novo prazo de 60 dias era oferecido. Se houvesse um novo descumprimento, o funcionário era advertido novamente e tinha mais um prazo de 30 dias. Ao final desse prazo, se a certificação não fosse obtida, o profissional era demitido.
Segundo o Itaú, os funcionários já tiveram tempo suficiente para obterem a certificação, que atualmente é obrigatória para todos os que trabalham com clientes, independente das regras do Banco Central. O movimento sindical enviou um ofício ao banco, solicitando a suspensão dessas advertências e uma reunião sobre o tema.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a conduta do Itaú é opressora e desconsidera as dificuldades individuais de cada funcionário que ainda não conseguiu a certificação. A entidade e seu departamento jurídico – através do contato 14 99868-4631 – estão à disposição daqueles que receberem alguma advertência. Nenhuma injustiça será aceita!
Cursos CPA 10, CPA 20 e CEA para os associados
O Sindicato oferece gratuitamente os cursos CPA 10, CPA 20 e CEA para os seus associados. Bancários que tenham interesse em aproveitar essa oportunidade, mas ainda não são sindicalizados, podem preencher a ficha de sindicalização (veja aqui) e entregá-la na sede da entidade (rua Marcondes Salgado, 4-44, no Centro de Bauru), ou a algum diretor do Sindicato.
Saiba mais: (14) 99868-5897.