O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região irá realizar hoje (12), às 18h30, uma assembleia híbrida para deliberação do Acordo Coletivo de Trabalho da Caixa Econômica Federal, e/ou para a deflagração da greve no banco público. Interessados em participar presencialmente da assembleia deverão comparecer à sede da entidade, localizada na rua Marcondes Salgado, 4-44, no Centro de Bauru.
Já aqueles que desejarem participar virtualmente, poderão acessar o seguinte link: https://meet.google.com/ugi-mjtf-swa
O acesso terá moderação, ou seja, somente bancários da base poderão votar. Caso a maioria dos trabalhadores rejeitem a proposta, a greve poderá ser deflagrada já na sexta-feira (13).
A ultratividade – manutenção dos direitos já garantidos – está assegurada somente até o dia 17. De acordo com o banco, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) será paga aos empregados no dia seguinte ao da assinatura do acordo.
Cláusula 63
De acordo com a Contraf-CUT, a cláusula 63, sobre caixas e tesoureiros, disposta no ACT da CEF será avaliada à parte, em 50 dias. Apesar de existirem outras cláusulas prejudiciais aos empregados do banco, apenas essa foi retirada.
Para o Sindicato, é evidente que a Caixa está utilizando uma estratégia de cortina de fumaça. Ao anunciar que a cláusula de maior impacto foi retirada do ACT e que a PLR será paga no dia seguinte à assinatura, o banco desvia a atenção dos trabalhadores do ponto central: o acordo continua prejudicial e resultará em perda de direitos.