O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou no dia 26, um protesto no Itaú de Agudos, contra a demissão de uma bancária que foi desligada imotivadamente, após 9 anos de serviços prestados à instituição.
A manifestação teve como mote “Halloween Itaú: Onde seus pesadelos se tornam realidade!”. Atores vestidos de personagens de filmes de terror, como Jason, Jigsaw e Wandinha participaram do ato para chamar atenção da população (veja a cobertura completa do ato aqui).
Sobrecarga e mais filas
Com a demissão da bancária, os poucos funcionários que ainda restam na unidade serão mais sobrecarregados e, consequentemente, os clientes terão de enfrentar filas maiores, com tempo de espera elevado para conseguir atendimento. Em maio, um veículo de imprensa de Agudos publicou uma reportagem denunciando a insatisfação dos clientes com a agência. De acordo com a notícia, entre as principais queixas estavam: a falta de dinheiro para saque nos caixas eletrônicos e a espera de mais de uma hora para atendimento. Na época, o Sindicato ressaltou que a situação era resultado da falta de funcionários para atender toda demanda da cidade.
Denúncia ao MPT
Em junho, o Sindicato denunciou ao Ministério Público do Trabalho a conduta abusiva do Itaú, que tem levado seus empregados ao esgotamento e adoecimento. Na denúncia, a entidade solicita a instauração de inquérito civil para apurar a forma como o banco cobra metas e resultados. Segundo relatos dos próprios bancários, as cobranças são, na maioria das vezes, de forma vexatória, com ameaças de demissão.