Os funcionários do Banco do Brasil estão desobrigados, temporariamente, a apresentarem a declaração anual de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no e-Patri (Sistema eletrônico de Informações Patrimoniais e de Conflitos de Interesses).
De acordo com comunicado do banco enviado por e-mail aos funcionários, “estão sendo realizadas reuniões entre a direção” da empresa e a Controladoria Geral da União (CGU) “no sentido de esclarecimento de fluxo, prazos e demais definições”.
“Em recente reunião com a CGU ficou acordado que, durante esse período de tratativas, fica suspensa momentaneamente a obrigatoriedade de apresentação da declaração de IRPF dos funcionários do BB no e-Patri. Assim, por enquanto, não há necessidade de autorizar o compartilhamento do IRPF, nem do envio da própria declaração”, explica o comunicado.
Os funcionários que já autorizaram o compartilhamento, podem optar por mantê-lo ou realizar o respectivo cancelamento no portal do e-Patri.
Histórico
Em junho deste ano, a Controladoria Geral da União (CGU) publicou no Diário Oficial da União a Instrução Normativa 8, determinando que os agentes federais apresentem as declarações anuais de bens e de situações que possam gerar conflito de interesses via e-Patri. Um mês depois, os trabalhadores do Banco do Brasil começaram a receber e-mails da CGU exigindo a declaração.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região continuará acompanhando o caso.