Está marcado para os dias 25 e 26 de maio o XX Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), onde serão definidas as pautas da Campanha Salarial de 2024. O evento será na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), em São Luís.
Na reunião, serão discutidas as principais questões envolvendo os bancários, como a defesa da divisão da jornada em dois turnos de trabalho, o fim das demissões e fechamento de agências, além da luta por uma real reposição de salários.
A FNOB fará pautas próprias que serão entregues para a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para a diretoria do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF).
Última campanha
Na última Campanha Salarial, em 2022, a categoria bancária foi derrotada após a Contraf-CUT assinar um acordo bianual (a FNOB defende que o acordo seja anual) e reajuste abaixo da inflação junto à Fenaban.
Além disso, na ocasião, a Fenaban ofereceu a proposta na madrugada de 31 de agosto, um dia antes da data-base da categoria, colocando em risco todos os direitos adquiridos pelos bancários. Isso porque a manutenção do acordo em vigor fica suspensa até a assinatura de um novo, por conta do fim da ultratividade.
Por isso, a FNOB busca iniciar as negociações o quanto antes, para evitar que situações como essa se repitam.