SEEB Bauru

Sindicato dos Bancários e Financiários
de Bauru e Região

CSP

Notícias

Egressa do BNC conquista na Justiça direito ao plano de saúde da Cassi

30/07/2024

Bancos: Banco do Brasil

Compartilhe:

Uma aposentada egressa do Banco Nossa Caixa conquistou na Justiça, através do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o direito à inclusão ao plano de saúde da Cassi, nos mesmos moldes oferecidos aos aposentados do Banco do Brasil.

O BNC foi incorporado pelo BB em 2009. Desde então, o Banco do Brasil oferece tratamento diferenciado aos aposentados egressos do BNC, impedindo o direito a usufruir dos mesmos benefícios concedidos aos aposentados por ele originalmente contratados. A postura viola aos artigos 10 e 448 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o princípio de igualdade, previsto no art. 3º, inciso IV da Constituição Federal de 88.

Por conta desse impedimento, a egressa e seus dependentes usufruíam do plano do Economus, que possui mensalidades exorbitantes, enquanto os aposentados nativos do Banco do Brasil arcam com uma contribuição básica de 4%. Sem condições de arcar com essa despesa abrupta e imprevista em seu orçamento familiar, ela corria o risco de ter sua assistência médica cancelada. Portanto, buscou auxílio jurídico do Sindicato que ajuizou ação trabalhista, requerendo em caráter de urgência e de forma antecipada, a imediata inclusão da aposentada e de seus dependentes no plano da Cassi.

Ao analisar o caso, o juiz Sandro Valerio Bodo, da 2ª Vara do Trabalho de Bauru, acolheu o pedido da entidade e condenou o BB e a Cassi, solidariamente. Além disso, determinou que a obrigação de inclusão à Cassi seja cumprida no prazo de 30 dias, independentemente do trânsito em julgado, sob pena de multa diária de R$ 200, em favor da aposentada.

Para o magistrado, admitir a discriminação do BB é “malferir o princípio da isonomia, igualmente insculpido com rigidez pétrea como direito fundamental do cidadão no art. 5º da Constituição Federal”.

Vitória!

Notícias Relacionadas

Já virou novela! Único elevador em funcionamento da Regional do BB volta a quebrar

Banco do Brasil 21/11/2024

BB lucra R$ 9,5 bilhões no 3º trimestre de 2024, mas negligencia os principais responsáveis pelo resultado

Banco do Brasil 19/11/2024

MPT dá parecer favorável à ação de 7ª e 8ª de gerentes de serviço e módulo do BB

Banco do Brasil 11/11/2024

Newsletter