Na última segunda-feira (15), a agência do Itaú localizada na avenida Nações Unidas, em Bauru, passou por um verdadeiro dia de caos. No início da manhã, os funcionários foram surpreendidos pelo anúncio do fechamento da unidade, que encerrará suas atividades no dia 31 de janeiro. Já na parte da tarde, uma bancária sofreu agressões verbais de um cliente e não recebeu apoio imediato do banco e da Polícia Militar.
Ao Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, a vítima relatou que o homem já chegou na agência irritado, jogando o cartão de crédito em sua mesa de trabalho. “Essa bosta desse banco roubou o meu dinheiro”, esbravejou. Ao perceber o estado do cliente, a trabalhadora tentou acalmá-lo e passou a explicar detalhadamente as operações realizadas na conta. Como o homem não concordou com as alegações e começou a gritar, ela pediu auxílio a outra trabalhadora para resolver o caso, no entanto, a colega estava tentando apaziguar uma situação semelhante no autoatendimento, onde outro cliente também gritava com um funcionário do banco.
Impaciente, o cliente passou a proferir ofensas e dar socos na mesa da bancária. “Vai tomar no meio do c*!”, vociferou. Em resposta, a funcionária pediu respeito, mas o agressor continuou: “Cala a boca! Eu pago o seu salário!”.
Sem a quem recorrer
Diante da violência, a trabalhadora afirmou que iria acionar a Polícia, contudo, o banco não concordou em denunciar a situação. Mesmo sem apoio da instituição, a funcionária recorreu por três vezes ao 190, mas ninguém da corporação foi ao local para conter o agressor e registrar a ocorrência.
O Sindicato repudia o descaso do Itaú e da PM perante a situação. É inadmissível que o Itaú não dê importância para um caso como esse. Embora seja importante estar atento às necessidades e desejos dos clientes, nem sempre eles estão certos. Uma instituição que preza e valoriza seus funcionários jamais se negaria a protegê-los de comportamentos ofensivos e violentos.
Após o ocorrido, a gerente geral da agência solicitou o encerramento da conta bancária do cliente. A trabalhadora vítima das agressões verbais já está sendo acolhida pelo Departamento Jurídico da entidade e todas as medidas cabíveis para sua proteção e garantia de direitos pelos danos sofridos serão tomadas.
Fechamento
O Sindicato relembra que há alguns meses, solicitou ao banco novas contratações para a agência Nações, por conta da sobrecarga de trabalho dos funcionários. Apesar da unidade ser estruturalmente pequena, ela possui grande fluxo de clientes e somente cinco funcionários para atender toda demanda. Inclusive, uma bancária que trabalha na agência está afastada, após adoecer devido ao excesso de tarefas.
O Itaú, por sua vez, não atendeu a reivindicação e resolveu fechar a unidade. Com o fechamento, apenas a agência do Centro da cidade irá oferecer aos clientes o serviço de caixa, ou seja, a tendência é que a situação de sobrecarga de trabalho e insatisfação dos clientes piore ainda mais.
Dados do último balanço do Itaú, divulgado no início de novembro, mostram que o banco tem reduzido drasticamente sua rede de atendimento. Entre setembro de 2022 e setembro de 2023, foram fechados 1.082 postos de trabalho e 180 agências físicas. Se continuar desse jeito, o Itaú vai conquistar novamente o pódio de pior banco do ano. Lamentável!