Guilherme Amado, colunista da Época, informou ontem, 20, que “Fabio Wajngarten, o secretário de Comunicação do Planalto, sugeriu no Twitter que o governo está revendo a decisão do Banco do Brasil de parar de anunciar em um site condenado na Justiça pela difusão de fake news, o Jornal da Cidade Online”.
Também informou que o tal jornal foi condenado pela Justiça a pagar indenização de R$ 150 mil ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, “por publicar fake news com o objetivo de atingir sua reputação”.
Amado destaca que “o financiamento do BB ao site de fake news foi apontado pela versão brasileira do Sleeping Giants, movimento criado nos Estados Unidos para minar a sustentação econômica de sites e canais ligados à extrema direita”.
Respondendo a um militante governista que questionava a retirada de anúncios do BB do Jornal da Cidade Online, Fabio Wajngarten escreveu o seguinte: “Estamos cientes da importância do jornalismo independente [referindo-se ao site condenado na Justiça]. Nem toda a comunicação do que é público depende de nós, mas já estamos contornando a situação. Agradecemos pelo retorno e pode contar com o governo na defesa da liberdade de expressão.”
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região parabeniza a atuação do Sleeping Giants Brasil e fica feliz com a chegada desse grupo ao País para denunciar sites de fake news. Por outro lado, lamenta que, mesmo com a repercussão do caso, ainda haja gente defendendo que o BB deva financiar esse tipo de site.