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DESCASO E SUPERLOTAÇÃO! Itaú deixa aposentados e pensionistas do INSS em fila de 2 horas

30/09/2024

Bancos: Itaú

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Desde a semana passada, a agência do Itaú da Ezequiel Ramos, no Centro de Bauru, tem registrado superlotação de clientes e usuários, com tempo de espera para atendimento de 2 horas. A situação caótica é resultante da migração de benefícios do Banco Mercantil para a instituição.

Com o fechamento de uma das agências do Banco Mercantil (data e unidade ainda não divulgadas), cerca de 8.500 contas de beneficiários do INSS foram distribuídas entre o Itaú e Bradesco, sendo 4.500 para uma e 4 mil para outra, respectivamente.

Caos

Sem qualquer planejamento prévio, o Itaú passou a receber esses beneficiários na agência da Ezequiel Ramos. Com isso, a demanda que já era grande, triplicou, impondo sobrecarga de trabalho aos funcionários. No dia 25, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região esteve no local e apurou que mais de 40 pessoas aguardavam atendimento. A entidade cobrou da Superintendente Regional uma solução imediata para a situação. No entanto, na sexta-feira (27), os funcionários precisaram realizar horas extras – totalizando 8 horas de trabalho – e, nesta segunda-feira (30), o caso se agravou.

Às 11 horas, 85 pessoas aguardavam atendimento. Muitas estavam em pé e o tempo de espera chegou a 2 horas. Após intervenção do Sindicato, o Itaú disponibilizou mais cadeiras no interior e exterior da agência, além de distribuir água para o público.

Para o Sindicato, apesar do banco ter afirmado que disponibilizou cinco trabalhadores de outras unidades para reforçar o atendimento da agência, a medida foi insuficiente diante de tamanha demanda. É inconcebível que, uma instituição como o Itaú, que registrou lucro de R$ 19 bilhões no 1º semestre de 2024, não tenha se programado para receber esses novos usuários/clientes. O banco deveria seguir o exemplo do Bradesco que, diante da mesma situação, organizou no ano passado um mutirão em um shopping da cidade para atender esse público, sem prejudicar os demais clientes e sobrecarregar os funcionários.

A entidade segue acompanhando a situação e, caso ela persista, paralisará as atividades da agência.

Fernanda, Roberval, Pedro e Júnior, diretores do Sindicato, cobraram solução da situação, nesta segunda (30)

 

Cadeiras extras foram providenciadas pelo Itaú, após intervenção do Sindicato

 

No dia 25, Tonon, Pedro, Maria Emília, Júnior e Fernanda, diretores da entidade, já tinham cobrado do Itaú uma solução para a lotação e sobrecarga de trabalho

 

Faltam funcionários para atender toda demanda do Itaú da Ezequiel Ramos. “Beetlejuice” tentou assustar público, mas banco já tinha assombrado com filas enormes

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