A agência do Itaú localizada na rua Ezequiel Ramos, em Bauru, entrou em verdadeiro colapso, na quarta-feira (3). O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região precisou fechar parcialmente a unidade, após presenciar mais de 100 pessoas aguardando atendimento, com tempo de espera superior a 2 horas.
Destas pessoas, 51 estavam na fila de prioridade especial – destinada a idosos com mais de 80 anos. Como noticiado nos últimos dias pela entidade, o banco tem registrado superlotação de clientes e usuários, após receber sem qualquer planejamento prévio 4.500 novas contas de beneficiários do INSS.
Sobrecarga de trabalho
Com a sobrecarga de trabalho extrema, os funcionários estão esgotados e sendo prejudicados até mesmo no alcance de metas. Isso porque, além de determinar metas de vendas, o Itaú impõe pontos por fila, ou seja, quanto mais clientes serem atendidos em curto espaço de tempo, maior a possibilidade do funcionário atingir a meta. Segundo denúncias, o limite para espera definido pelo banco nesta semana é de 30 minutos e, na próxima semana, esse tempo será reduzido para apenas 15 minutos.
“Eles deviam ou aumentar o tempo, ou não penalizar a agência nessa situação crítica. Estamos entrando mais cedo e saindo mais tarde, com carga de 8 horas todo dia!”, diz uma das mensagens que chegaram ao Sindicato através do canal de denúncias no WhatsApp (14 99868-4934).
O Sindicato reafirma: além da falta de planejamento e organização por parte do Itaú, há também uma evidente falta de respeito com os bancários e clientes. A migração dessas contas não aconteceu de forma repentina! É inaceitável que o banco continue impondo condições precárias aos clientes, sobrecarregando os trabalhadores e comprometendo o cumprimento de metas.