O chargista Cazo, que já criou, a pedido do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ilustrações especiais sobre a categoria bancária e conjuntura nacional, teve uma de suas charges divulgadas na prova de ciências humanas do Enem 2023.
A charge aparece na questão 71 do caderno branco e trata da nova corrida espacial financiada por bilionários, discutindo suas perspectivas (veja abaixo). A resposta correta, de acordo com o gabarito da prova, é a alternativa B.
Essa e as questões 70 (sobre desmatamento na Amazônia) e 89 (sobre o Cerrado brasileiro) foram alvo de críticas e pedido de anulação por parte da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Na visão da bancada ruralista, elas apresentam “cunho ideológico”.
Contudo, em nota, o MEC afirmou que as questões “são elaboradas por professores independentes, selecionados por meio de edital de chamada pública para colaboradores do Banco Nacional de Itens (BNI). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não interfere nas ações dos colaboradores selecionados para compor o Banco. O processo envolve as etapas de elaboração e revisão pedagógica dos itens, além de validação pelo trabalho de uma comissão assessora. Os itens selecionados para a edição de 2023 passaram pelo fluxo estabelecido nas normativas do BNI”.
O Sindicato parabeniza o artista Cazo pela conquista que dá, ainda mais, visibilidade ao seu excelente trabalho.