O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizou nesta terça-feira, dia 28, um protesto em frente à agência do Bradesco da Duque de Caxias, contra a demissão de uma bancária portadora de deficiência auditiva.
A banda “Os Intocáveis”, criada especialmente para o protesto, deu um verdadeiro show em frente ao banco, protestando contra a falta de empatia e respeito do Bradesco.
Por ser portadora de deficiência auditiva, a trabalhadora que atuava como gerente, fazia leitura orofacial – lia a posição dos lábios e captava os sons da fala – no atendimento aos clientes. Contudo, com a pandemia de coronavírus, ela passou a ter dificuldades na comunicação, já que os clientes usavam, obrigatoriamente, máscara de proteção. Diante disso, por inúmeras vezes, solicitou à gerência da agência e Regional do banco uma solução para a situação, mas não obteve retorno.
O Sindicato, então, cobrou que o Bradesco tomasse uma atitude para que a trabalhadora realizasse, dignamente, suas atividades. Porém, o banco colocou a bancária em uma pequena sala da unidade, isolada e sozinha, sem receber serviços.
Diante da atitude discriminatória e humilhante do Bradesco, a trabalhadora adoeceu e precisou ser afastada. Ao voltar da licença-médica, foi surpreendida pela demissão.
Unidade crítica
Além dessa demissão, o banco também desligou, sem justificativa, há poucas semanas, outro trabalhador da unidade. Ambas as vagas não foram repostas.
O Sindicato também denuncia que a agência, mesmo possuindo caixas eletrônicos, não tem porta giratória e vigilantes, ou seja, tanto os trabalhadores, quanto os clientes e usuários do banco, não estão seguros.
Veja todas as fotos do protesto, clique aqui!